domingo, 14 de fevereiro de 2010

E segue minha novela com os Ipês Amarelos...


Em 29 de dezembro de 2009, novamente para meu espanto, um dos nossos pés de Ipê Amarelo nos presenteou com belas flores entremeadas às suas folhas verdes; eram nove ao total. Esta mesma árvore já floresceu em outras ocasiões totalmente fora de época.

Quando voltamos de Santos em 03 de janeiro de 2010, as flores já haviam caído. Fiquei um pouco decepcionada pois esperava encontrar a árvore repleta de flores.

Hoje, 13 de janeiro de 2010, outra vez, o mesmo pé de Ipê amanheceu com diversas flores mais amarelas e lindas do que nunca. Colhi três delas e guardei na página 279 do livro Os Sertões.

Dos quatro pés de Ipê que plantamos aqui em casa, este que está constantemente nos surpreendendo com flores fora de época é justamente o menor de todos, ele parece um anão, seu tronco está engrossando, seus galhos estão se espalhando para os lados e ele nada de ganhar altura. Tenho a impressão que ele floresce assim para me agradar acho que ele sabe o quanto amo estas flores. Ele me faz compará-lo ao nosso cachorro Gabo que além da semelhança física, também está sempre preocupado em nos agradar.

A época de florir o Ipê é no mês de agosto, anunciando o final do inverno. Nesta ocasião, ele perde todas as folhas e se cobre de flores amarelas de beleza indescritível. Após um ou dois dias as flores começam a cair transformando o solo abaixo da árvore em um lindo tapete amarelo. (Existem Ipês com flores roxas, brancas e, se não me engano também cor de rosa, porém, a minha paixão é a flor amarela).

Gostaria que como referência para endereço de nossa casa além de nome de rua e número pudesse indicá-lo também como “a casa do Ipê Amarelo”. Para tanto, é necessário que minha pequena árvore continue florescendo o ano todo e, felizmente acho que ela está trabalhando para isso.

Um comentário:

Simo disse...

Bem vinda ao mundo virtual!!

Crônica perfeita! :) Obrigada por ela...

Prometo fotos dos Ipes curitibanos